Campanha Maio Furta-Cor alerta sobre saúde mental materna em Colatina

Segundo a OMS, toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos psicológicos durante a gravidez
A Campanha acontece durante todo o mês de maio.

Durante todo o mês de maio, o município de Colatina terá ações de conscientizações da Campanha Nacional Maio Furta-Cor. O objetivo é esclarecer e sensibilizar a população para a importância da saúde mental materna. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos psicológicos durante a gravidez e no primeiro ano após o parto.

AÇÃO NO CALÇADÃO
Ontem (06) pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Colatina realizou uma ação no calçadão da Rua Geraldo Pereira, no centro da Cidade, que marcou o início da Campanha Maio Furta-Cor no Município. A ação contou com distribuição de panfletos, exames gratuitos e muita informação. Quem passou pelo local também pode bater um papo com psicólogo, enfermeira e mães.

CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES
Ainda dentro da programação do Maio Furta-Cor, a prefeitura de Colatina vai oferecer um curso de capacitação para servidores que atuam diretamente no atendimento as gestantes e puérperas da cidade. O curso será realizado dia 24/05 com objetivo de capacitar esses profissionais na maneira de acolher, amparar e identificar as necessidades das mães.

UM MÊS DEDICADO À SAÚDE MENTAL DAS MÃES
Existem fortes estigmas sobre o adoecimento mental e isso impede muitas mães de procurar ajuda. Após a pandemia, os números de depressão, ansiedade, burnout e suicídio cresceram de forma assustadora e pouca atenção tem sido dada aos fatores que contribuem com o sofrimento mental das mulheres na maternidade.

MAIORES RISCOS
Desde o início, a gestação apresenta riscos à saúde mental da mulher, que pode experimentar alterações significativas de humor, além de ansiedade, estresse e depressão. Isso se deve aos mais diversos fatores, como histórico psicológico ou idealizações de gestação, parto e maternidade que quase nunca correspondem à realidade.

ONDE BUSCAR AJUDA?
Se perceber angústia, estresse, ansiedade ou qualquer outra sensação que te aflija, procure a unidade de saúde ou o Centro de Referência de Assistência Social – Cras mais próximo de você.

A saúde mental materna importa.

Deixe um comentário