Encontro Municipal apresenta resultados do Programa Ciclo Saúde

O objetivo do programa é o fortalecimento das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde
Profissionais de 22 Unidades Básicas de Saúde participaram do Programa. (Foto: Divulgação/SEMUS)

O Encontro Municipal de Encerramento do Programa Ciclo Saúde realizado na última quinta-feira (13), foi marcado pela apresentação das ações realizadas  para fortalecer e qualificar a atenção primária à saúde no Município.

Iniciado em 2021, o Ciclo Saúde promoveu a qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família e o fornecimento de equipamentos que propiciaram o aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica.

Todo o trabalho foi desenvolvido em parceria da Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Vale; Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Estácio de Sá.

O Secretário Municipal de Saúde, Michel Barth, explicou como o programa foi executado em Colatina. “Essa parceria nos permitiu realizar projetos de educação em saúde, através de planejamento e diagnóstico do território das equipes de Saúde da Família. A partir desse diagnóstico foram montados planos de educação e executados no território. Se, naquela Unidade Básica de Saúde foi detectada a necessidade de trabalhar planejamento familiar com gestante adolescente ou trabalhar hipertensão/diabetes com população específica, montou-se um plano e durante um determinado período foi monitorada sua execução”.

“São ações que refletem no atendimento, na qualificação do servidor para humanização que a gente tanto preza. A diferença reflete na qualidade do atendimento ao nosso paciente”, destacou o Secretário.

O Encontro Municipal apresentou os resultados dos planos executados. Ao todo foram elaborados 29 planos, com 10 temáticas escolhidas, sendo elas: saúde do idoso, saúde da pessoa com hipertensão e diabetes, saúde da gestante, alimentação saudável, introdução alimentar, educação em saúde e acolhimento humanizado, saúde na escola e desenvolvimento infantil, tabagismo, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva.



Deixe um comentário