Colatina realiza Conferência Municipal de Saúde

O encontro reuniu gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do SUS
O encontro é a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde. (Foto: Divulgação/PMC)

Foi realizada na última quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Colatina, a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento representa um importante espaço para os exercícios da cidadania e também participação social na construção e no fortalecimento do SUS.

O encontro contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, profissionais da saúde, representantes dos Conselho Municipal e Estadual da Saúde e usuários do SUS. Durante o evento foram eleitos os delegados que vão representar Colatina na etapa estadual.

Na abertura do evento, o prefeito Guerino Balestrassi agradeceu todos os participantes e destacou a importância da reunião para fortalecimento da saúde da cidade. “Para a saúde estar bem é muito importante saber ouvir o que os usuários do SUS e os nossos servidores estão precisando. Esse momento aqui é pra isso. Ouvir e elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida de todos nós e oferecer programas de saúde de qualidade e eficiência”, disse o prefeito.

O subsecretário Estadual de Saúde, Tadeu Marino, prestigiou o evento e aproveitou para lembrar que sua trajetória profissional e pública começou em Colatina. No seu discurso, ele afirmou que todos são responsáveis pela construção da saúde pública. “O SUS é de todos nós. Temos a responsabilidade de levar as necessidades da nossa população para âmbito nacional e oferecer serviços dignos para cada cidadão”, afirmou Tadeu.

Michel Barth, secretário Municipal de Saúde, falou da importância do diálogo e de ter empatia com os usuários do SUS e servidores da saúde. “Fazer gestão do SUS é se colocar no lugar do outro. Só vamos conhecer a realidade se a gente estiver próximo. Temos uma equipe técnica extremamente competente para construir um amanhã melhor”, destacou Barth.

EIXOS TEMÁTICOS

Os debates foram iniciados com a palestra da assistente social, especialista em políticas sociais e gestão de saúde Andreia Passamani Barbosa Corteletti. Na sequência, a palestrante foi a fisioterapeuta, doutora em pediatria e mestre em saúde coletiva Fernanda de Abreu Quintela Castro.

O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

ETAPA NACIONAL

A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. Nacionalmente, o evento está programado para ocorrer entre os dias 02 e 05 de julho de 2023.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas devem servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual de 2024- 2027.

Deixe um comentário