Vacinação bivalente contra a Covid-19 para idosos prossegue em Colatina

Também está acontecendo no local a vacinação de crianças a partir de 6 meses de idade
Vacinação acontece na Estação Central de Ônibus de Colatina. (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina prossegue com a campanha de vacinação com doses bivalentes contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos e imunocomprometidos (a partir de 12 anos de idade).

A vacinação acontece de segunda (13) a sexta-feira (17), das 08 as 15:30h na Estação Central de Ônibus, na Praça Sol Poente.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.

Demais doses contra a Covid-19:
Crianças a partir dos 6 meses de idade, também estão sendo vacinadas no local com a Pfizer Baby.

O imunizante, portanto, passa a ser aplicado exclusivamente na Estação Central, sem necessidade de agendamento prévio, como acontecia na Policlínica do Centro.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identidade, caderneta de vacinação e cartão do SUS. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas dos pais ou de representante legal.

Quem são os imunocomprometidos?
– Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea;
– Pessoas vivendo com HIV;
– Pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores;
– Pessoas com imunodeficiência primária;
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
– Pessoas com neoplasias hematológicas.

Para se vacinar, é necessário apresentar laudo médico.

Deixe um comentário