Colatina ocupa 1° lugar em ranking de Transparência e Governança Pública

O estudo da ONG Transparência Capixaba incluiu todos os 78 municípios do Espírito Santo
Vista aérea de Colatina. (Foto: Franco André Bereta Júnior)

Colatina ficou em 1º lugar no ranking de Transparência e Governança Pública, divulgado na última terça-feira (5), pela ONG Transparência Capixaba.

Na escala de 0 a 100 pontos, Colatina recebeu 98,3 pontos, a melhor avaliação entre os 78 municípios do Espírito Santo. Foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, além dos canais criados para participação da sociedade, como plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo.

O estudo da ONG Transparência Capixaba incluiu todos os 78 municípios do estado, com objetivo de divulgar os municípios que garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento.

A avaliação foi realizada com pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Vila Velha (UVV), utilizando metodologia da Transparência Internacional – Brasil, com dados de 2022.

O Prefeito Guerino Balestrassi destacou a importância da nota obtida pelo Município de Colatina. “Esse resultado demonstra a responsabilidade da nossa gestão no combate à corrupção, na lisura da administração dos recursos públicos, no acesso à informação e na prestação de contas. Vale destacar que a nota de Colatina (98,3) está acima da obtida pelo Estado (90,4) e que a nossa cidade está na primeira posição de forma isolada”, destacou Balestrassi.

“Meus parabéns a nossa equipe de gestão e a todos os servidores da Prefeitura que vêm desempenhando um trabalho magnífico para garantir a integridade, confiabilidade, responsabilidade e transparência nas atividades da nossa administração”, agradeceu o Prefeito.

Confira o Índice de Transparência e Governança Pública 2022.

Deixe um comentário