Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar mais de 125 mil moradores de Colatina

Com os novos projetos e obras em andamento, em breve Colatina terá 100% do esgoto tratado
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Barbados. (Foto: Divulgação/PMC)

Com investimento de mais de R$ 10 milhões, a Prefeitura de Colatina, por meio do Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear), inaugurou ontem (02), a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Barbados. A nova estação de saneamento fará o tratamento de todo o esgoto urbano do município, beneficiando mais de 125 mil habitantes de Colatina.

“Seremos um dos poucos municípios da Bacia do Rio Doce com esgoto 100% tratado. Isso significa qualidade de vida e saúde para os colatinenses e preservação do meio ambiente. A inauguração da ETE Barbados me emociona, pois, a semente que plantamos no meu primeiro mandato, com o planejamento desta estação de saneamento, está sendo colhida agora em 2022”, destacou o Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi.

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), as águas residuais que retornam de casas, empresas e indústrias do município passarão por processos de tratamento antes de retornar ao meio ambiente.

Inicialmente, com a estação em operação, Colatina terá 33% de esgoto coletado e tratado. Com os novos projetos e obras em andamento, nos próximos seis meses o município alcançará a marca de 85% do esgoto tratado. Em breve, 100% do esgoto será tratado na ETE Barbados.

“Esse projeto é parte de um conjunto de iniciativas que visa à recuperação da bacia do Rio Doce e é mais uma ação que beneficia diretamente a população de Colatina e é relevante para o desenvolvimento do Estado”, afirmou a Diretor-geral do Sanear de Colatina, Nilo Locatelli.

A inauguração da ETE Barbados contou com a presença dos alunos da EMEF Godofredo Chaves Baião, do bairro Operário, que foram conhecer o espaço.

Participaram também da solenidade o Prefeito Guerino Balestrassi, o a Diretor-geral do Sanear de Colatina, Nilo Locatelli, o Deputado Estadual Renzo Vasconcelos, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

Deixe um comentário