Prefeitura de Colatina lança Refis com desconto de até 100% em juros e multas

Os demais descontos são graduais, de 90 a 70%, conforme o número de parcelas, que podem chegar a 48 prestações
Prefeitura Municipal de Colatina. (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria da Fazenda, lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis Pandemia) para auxiliar moradores na regularização de dívidas com o município. Com a medida, contribuintes que aderirem ao pagamento à vista (parcela única) terão desconto de 100% sobre juros e multas de mora (atraso no pagamento).

Os demais descontos são graduais, de 90 a 70%, conforme o número de parcelas, que podem chegar a 48 prestações. Vale ressaltar que o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00 para pessoa física e de R$ 300,00 para pessoa jurídica, exceto para quitação em parcela única.

O prazo para adesão ao Refis será até o dia 1º de março e é referente a dívidas vencidas até dia 31 de dezembro de 2021, inscritos ou não em Dívida Ativa.

O Refis, estabelecido pelo Lei Complementar nº 119/2021, prevê a adesão dos contribuintes com débitos relativos aos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU), Sobre Serviços (ISS), Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento (TFLF); Taxa de Fiscalização e Anúncios (TFA), além de outras taxas em débito com o município.

Além disso, também há redução de multas punitivas de natureza não tributária, como multas da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente, Obras, entre outras. Neste caso, o valor principal do débito também é reduzido, não apenas os encargos monetários.

Número de parcelas e descontos (juros e multas de mora)
– Parcela única: 100% dos juros e da multa de mora e de 80% das multas punitivas, exceto as de natureza tributária;
– De 2 a 12 parcelas: 90% dos juros e da multa de mora e de 80% das multas punitivas, exceto as de natureza tributária;
– De 13 a 24 parcelas: 80% dos juros e da multa de mora e de 70% das multas punitivas, exceto as de natureza tributária;
– De 25 a 48 parcelas: 70% dos juros e da multa de mora e de 60% das multas punitivas, exceto as de natureza tributária.

Atendimento ao contribuinte
A Prefeitura de Colatina está realizando o atendimento do Refis a partir desta terça-feira (1º), das 12 às 17 horas. Vale ressaltar que não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para adesão ao Refis.

A Secretaria da Fazenda explica que não é possível fazer o requerimento on-line, mas disponibiliza algumas facilidades para simplificar o atendimento presencial:

– O requerimento pode ser obtido pela internet. Clique aqui. 
– O relatório de débitos pode ser emitido pela internet. Clique aqui. 
– A simulação do parcelamento pode ser solicitada pelo e-mail: saccolatina@gmail.com 

Deixe um comentário