Prefeitura de Colatina investe cerca de R$ 6 milhões em obras de contenção de encostas

A obra de contenção do beco HK, no bairro São Marcos será licitada ainda no primeiro semestre de 2022
Obra de contenção na Rua Edmar Grassi, no bairro Maria Ismênia. (Foto: Felipe Torezani)

O Programa de Contenções de Encostas, executado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Colatina, segue a todo vapor, levando mais segurança e alívio para os moradores de Colatina.

Somente no ano de 2021, quatro importantes e grandes obras foram iniciadas. Estão em fase de conclusão as obras de contenção da encosta da Rua Cláudio Saquetto, na divisa do bairro Aparecida com o bairro Lacê, prevista para ser entregue até o final de janeiro de 2022 e da Rua José Lima, no bairro Aparecida, com previsão de término para 30 de março de 2022. Já foi concluída a obra de contenção da encosta na Rua Edmar Grassi, no bairro Maria Ismênia. Também foram iniciadas as obras de contenção da encosta do Cemitério de São Vicente.

Com foco na segurança para os moradores, as intervenções têm investimentos de cerca de R$ 6 milhões. Parte desse recurso é de convênio com o Governo Federal e parte de recursos da própria Prefeitura de Colatina.

“O nosso Programa de Contenção de Encostas está bem avançado. Já finalizamos no bairro Maria Ismênia e estamos em fase de conclusão de mais duas. Em dezembro, iniciamos as obras de contenção da encosta do Cemitério de São Vicente”, explicou o Prefeito Guerino Balestrassi.

O Secretário de Obras de Colatina, João Paulo Calixto da Silva explicou que as obras de contenção da encosta do Cemitério de São Vicente estão sendo executadas utilizando a técnica de cortina atirantada e concreto projetado. “O prazo estimado para conclusão é de seis meses, com investimentos de cerca de 1 milhão e 600 mil reais”, destacou o Secretário.

Cortina atirantada
A cortina atirantada é uma estrutura de contenção que possui uma parede de concreto armado (em geral, vertical), além de tirantes, que são ancorados no terreno numa profundidade em que ele seja estável, sem possibilidade de ruptura ou movimentações indesejadas.

Novas obras em 2022
A Secretaria de Obras de Colatina está planejando iniciar a licitação da obra de contenção do Beco HK, no bairro São Marcos ainda no primeiro semestre de 2022.

Segundo a Secretaria de Obras, das encostas grandes no Município, ficaria apenas a Octávio Gobbi, no bairro Raul Giuberti para ser executada. Nesse caso, será realizada a revisão do projeto e das planilhas para início da captação de recursos para execução da obra.

Deixe um comentário