Alto Rio Novo volta para o Risco Moderado a partir desta segunda-feira (27)

Os outros 77 municípios capixabas seguem classificados em Risco Baixo para a transmissão da Covid-19
Município de Alto Rio Novo. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (24), o 87º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (27) até o próximo domingo (02). Dos 78 municípios capixabas, 77 seguem classificados em Risco Baixo e somente Alto Rio Novo está em Risco Moderado. Não há municípios em Risco Alto. Até o momento, nenhuma microrregião conseguiu atingir os três índices para a classificação de Risco Muito Baixo.

Alto Rio Novo
O município de Alto Rio Novo faz divisa com os municípios de Pancas e Mantenópolis, na região noroeste do Estado e tem uma população estimada de 7.911 habitantes, segundo o IBGE.

Nas redes sociais, o Governador Renato Casagrande pediu aos capixabas que reforcem os cuidados para combater a disseminação do vírus. “O mapa de risco da semana entre o Natal e o réveillon traz 77 cidades em risco baixo e Alto Rio Novo no moderado. Que possamos ter consciência e evitar aglomerações nas festas de fim de ano. Cuide de sua família e incentive caso tenha idosos ou adolescentes que ainda não vacinaram”, postou o governador.

Matriz de Risco
A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Deixe um comentário