Unidades de Saúde de Colatina recebem equipamentos e mobiliários

A ação faz parte do Projeto “Ciclo Saúde”, parceria entre o município de Colatina, a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde
Unidade Básica de Saúde de Colatina Velha “Leonardo Santos Seu Lio”. (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Colatina, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) está entregando equipamentos e mobiliários para as unidades básicas de saúde do município.

A ação faz parte do Projeto “Ciclo Saúde”, cooperação técnica para o fortalecimento da atenção básica, visando contribuir para adoção de estratégias e metodologias em promoção da saúde e o aperfeiçoamento instrumental da prática clínica adotado por equipes da Atenção Básica com foco na Estratégia Saúde da Família.

Na primeira etapa foram contempladas 10 unidades de saúde, que juntas receberam 675 itens, como balanças adulto e infantil, sonar, otoscópios, oftmalmoscópios, oxímetros, caixas de vacina com termômetro e mesas para exame clínico, entre muitos outros itens, que apoiam a resolutividade clínica, reduzindo os encaminhamentos para atenção especializada e atenção hospitalar desnecessários.

Além da entrega de equipamentos e mobiliários, 179 profissionais das unidades de saúde estão sendo capacitados, 37 kits de materiais para educação em saúde foram entregues, 7 Oficinas Básicas foram realizados e 10 planos de promoção e educação em saúde foram criados, sobre os temas saúde do idoso, tabagismo, alimentação saudável, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes. 

Em 2022 mais 12 unidades de saúde serão contempladas. Até o final de 2022, todas as 38 unidades básicas de saúde do município serão beneficiadas com o Projeto.

Colatina Velha
Na última terça-feira (21) aconteceu a entrega dos equipamentos e mobiliários na Unidade Básica de Saúde de Colatina Velha “Leonado Santos Seu Lio”. Participaram da entrega o Prefeito Guerino Balestrassi, o Vice Prefeito Dr. Rogério Resende, o Secretário de Saúde Michel Bertolo, o Subsecretário de Saúde Michel Barth e o Coordenador de Saúde da Família Edelsivano Oliveira Viana.

Ciclo Saúde
O Projeto Ciclo Saúde chegou ao município de Colatina para atuação em todas as Unidades Básicas de Saúde, ou seja, 100% da Rede de Atenção Básica, com diferentes frentes, entre as quais a doação de equipamentos, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho e atendimento à comunidade e a Promoção e Educação em Saúde, além de um ciclo de formações que contemplou os profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde e também a equipe da gestão municipal. As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de serem uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade. Outra frente é o Apoio à Gestão, que foi realizada em duas temáticas: Educação Permanente e Geoplanejamento em Saúde/SIG.

Em 2022, as atividades continuam com a realização das Oficinas Linhas de Cuidado, que focam nas temáticas escolhidas pelas equipes para seus planos de educação e promoção da saúde, que foram criados durante as Oficinas Básicas. As equipes também participaram da Oficina Temática sobre Primeira Infância, ofertada a todos os profissionais da Atenção Básica.









Deixe um comentário