Biblioteca Municipal de Colatina está sendo revitalizada e ganhará novos equipamentos

A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Leitura, promovido pela Fundação Renova
A Biblioteca "Thelmo Motta Costa" data de 1989 e recebe cerda de 1500 pessoas todo mês. (Foto: Divulgação/PMC)

A Biblioteca Municipal de Colatina “Thelmo Motta Costa” será revitalizada. Por meio do Projeto de Incentivo à Leitura da Fundação Renova, a Secretaria de Cultura participou de um treinamento e desenvolveu um plano de revitalização do espaço, culminando na premiação em equipamentos no valor de cerca R$ 200 mil.

A Fundação Renova forneceu um cardápio de equipamentos, e dentre os itens escolhidos pela Cultura estão mobiliários, computadores, impressoras, jogos educativos, cursos profissionalizantes para os funcionários e cerca de R$ 50 mil em acervo. A previsão de entrega dos itens será partir do segundo semestre de 2022.

Entre os itens estão 16 notebooks para usuários da biblioteca, 11 computadores de mesa, 01 smart TV de 75 polegadas, 02 impressoras,  02 aparelhos de ar-condicionado, 04 jogos educativos, 34 livros, 900 exemplares de livros e 11 estantes para livros.

O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi destacou os investimentos já realizados na Biblioteca Municipal e reformou o compromisso da Gestão com o incentivo à leitura. “Já realizamos a reforma total do local que abriga a nossa biblioteca e vamos melhorar ainda mais as condições do local para que os nossos leitores tenham conforto e acesso a um acervo cada vez melhor”.

Reforma
A reforma realizada no início de 2021, contemplou as áreas interna e externa, preservando a estrutura original do edifício, que faz parte do patrimônio histórico-cultural e artístico de Colatina.

Além de reparos, manutenção na rede elétrica, nova pintura e climatização, também foi construída uma sala multiuso para reuniões e um cantinho de leitura infantil voltado para atividades com as crianças. Também foram adquiridas mesas individuais de estudo com ponto de energia para notebooks, que é uma nova opção de área de estudo para os frequentadores da biblioteca.

O projeto manteve preservadas as características originais do armazém, que tem 48 metros de comprimento e nove metros de largura, construído no início do século passado. A biblioteca data de 1989 e ainda não havia passado por reformas como esta. Mensalmente, recebe cerca de 1.500 visitantes para uso do espaço e empréstimos de livros.

O projeto
O Projeto de Incentivo à Leitura, do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova tem por objetivo estruturar e implementar ações de modernização das bibliotecas públicas dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, por meio da capacitação dos profissionais que atuam nesses espaços, da elaboração participativa de planos de revitalização e do fomento a ações de incentivo à leitura. Por meio da revitalização das bibliotecas públicas municipais, o projeto busca contribuir com o crescimento pessoal e fortalecimento coletivo das comunidades.

Percurso Participativo
O Percurso Participativo, realizado em formato on-line, foi dividido em três etapas: Alinhamento de Conceitos (gestão de bibliotecas, Política Nacional do Livro); Elaboração participativa do Plano de Revitalização das bibliotecas (com base no Cardápio de Opções); e Ações de sustentabilidade para bibliotecas. Para a execução do projeto, a Fundação Renova contratou a empresa Sapion Nova Educação, que possui ampla experiência na condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional.

Deixe um comentário