Prefeito Guerino Balestrassi toma dose de reforço e convoca população a se vacinar contra a Covid-19

O Prefeito destacou a importância das pessoas completarem o esquema vacinal
O Prefeito Guerino Balestrassi tomou a dose de reforço nesta segunda-feira (29). Foto: Divulgação/PMC

O Prefeito de Colatina Guerino Balestrassi tomou, na manhã desta segunda-feira (29), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O Prefeito foi imunizado no ponto unificado de vacinação montado na antiga estação ferroviária, localizada na Praça do Sol Poente, no centro da cidade. Na ocasião, Balestrassi convocou a população para que completem o esquema vacinal.

“Todos precisamos fazer a nossa parte, tomando as três doses. Já circula pelo mundo uma nova variante do vírus e quanto maior o número de vacinados, menor será o impacto causado. Já passamos de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a segunda dose, mas o ideal é que esse número seja sempre maior”, declarou.

Vacinação em Colatina
A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina segue aplicando as três doses da vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (29) começou a ser aplicada a 3ª dose (dose de reforço) na população acima de 18 anos.

A 3ª dose (dose de reforço) só pode ser administrada em quem tomou a 2ª dose há pelo menos 5 meses. Já para idosos acima de 60 anos, o intervalo da 2ª dose para a dose de reforço é de 3 meses.

Ponto fixo de segunda a sexta-feira
A vacinação contra a Covid-19 e a Influenza (Gripe) está sendo realizada de segunda (29) até sexta-feira (03), das 07:30 as 16h, na antiga estação ferroviária, localizada na Praça do Sol Poente, em frente à Prefeitura Municipal. Serão disponibilizadas mil doses por dia.

Quem pode tomar a vacina:

Primeira dose (D1):
População em geral com 12 anos ou mais

Segunda dose (D2):
Quem tomou a 1ª dose da Pfizer ou AstraZeneca: Intervalo de 56 dias da 1ª dose
Quem tomou a 1ª dose da CoronaVac: Intervalo de 28 dias da 1ª dose

Terceira dose (D3) – Dose de reforço:
Idosos com 60 anos ou mais: Intervalo de 3 meses da 2ª dose

Novo grupo: 
População geral de 18 a 59 anos: Intervalo de 5 meses da 2ª dose

Documentos
– CPF, documento de identificação com foto e Cartão do SUS;
– Comprovantes das doses já tomadas (no caso da 2ª e 3ª dose).
No caso de menores de idade desacompanhados dos pais, é necessário levar a autorização assinada pelo responsável.

Autorização
A Secretaria de Saúde disponibiliza aos pais ou responsáveis modelo de termo de consentimento para vacinação de menores de idade.  Clique aqui para acessar o arquivo. O documento deve ser preenchido e assinado pelo responsável.

Outras ações de vacinação
Além do ponto fixo que funcionará de segunda a sexta-feira, das 07:30 as 16h, na antiga estação ferroviária, na Praça do Sol Poente, as equipes das unidades básicas de saúde estão realizando a vacinação domiciliar dos acamados e pessoas com dificuldades de locomoção. Basta procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para saber a data e horário. As equipes também estão agendado datas e horários de vacinação nas unidades de saúde, especialmente para os idosos.

As equipes de vacinação também estão percorrendo as escolas municipais e estaduais. Outras estratégias e locais de vacinação serão anunciadas nos próximos dias.



Deixe um comentário