Colatina realiza Dia D de Combate à Dengue

A ação educativa aconteceu na Praça Municipal Belmiro Teixeira Pimenta no último sábado (27)
Os agentes de endemias realizaram panfletagem e orientações a população. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Colatina, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou no último sábado (27), o Dia D de Combate à Dengue. Stands com exposição de materiais educativos e de trabalhos alusivos ao combate a dengue foram montados na Praça Municipal Belmiro Teixeira Pimenta, no centro de Colatina.

O objetivo da ação, que também será realizada em outras regiões do município, é mobilizar e envolver a população no combate ao mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya.

Durante o evento, os agentes de endemias realizaram panfletagem e orientações a população no centro da cidade.

Alerta
Durante a época do ano que antecede o verão pode ocorrer o início do período epidêmico para as arboviroses urbanas como a dengue, zika e chikungunya. O calor e a água acumulada das chuvas ocasionais, neste período, trazem ao mosquito condições ideais para sua proliferação. Por isso, é muito importante a realização da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti, em que são realizadas vistorias para eliminar possíveis focos do inseto.

Como se prevenir:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Deixe um comentário