Colatina se despede do empresário Pergentino de Vasconcellos

O empresário faleceu na manhã desta quinta-feira (18) aos 96 anos
Professor, advogado, ex-prefeito e ex-vereador, Pergentino foi fundador da Faculdade de Direito, do Unesc, do Hospital São José, da Casa do Menino e de outras instituições importantes. (Foto: Reprodução)

Os colatinenses se despediram, nesta quinta-feira (18), do empresário Pergentino de Vasconcellos. O Governador do Estado, Renato Casagrande e o Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, acompanharam os familiares no velório realizado na Arena UNESC.

Centenas de pessoas passaram pelo velório que foi aberto ao público e aconteceu durante toda a tarde de hoje (18). O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, a Senadora Rose de Freitas, O Bispo Emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonadi, os deputados estaduais Dary Pagung e Renzo Vasconcelos (neto de Pergentino de Vasconcellos) e o Presidente da Câmara de Colatina, Jolimar Barbosa compareceram ao velório.

Durante a celebração da missa de corpo presente, amigos, familiares e populares se emocionaram bastante.

Cortejo
Por volta das 17h, o caminhão do Corpo de Bombeiros, escoltado por viaturas da Polícia Militar, deixou a Arena UNESC no bairro Honório Fraga em direção ao Cemitério de São Vicente. O cortejo seguiu pela ponte Florentino Avidos, passando pela Avenida Getúlio Vargas, no centro de Colatina.

Por todo o trajeto, pessoas saudavam o cortejo com acenos e palmas.

Falecimento
A notícia do falecimento de Pergentino de Vasconcellos foi confirmada em comunicado publicado nas redes sociais pelo filho Pergentino de Vasconcelos Junior. “Com pesar comunico o falecimento do meu pai Pergentino de Vasconcellos, ocorrido hoje por volta de 8 horas e 40 minutos. Ele apresentou um processo infeccioso no trato biliar e foi internado no Hospital Maternidade São José para que pudesse receber tratamento mais adequado. Foi acompanhado pela equipe médica daquele hospital, foi submetido a um tratamento cirúrgico na segunda feira passada. A família agradece as manifestações de carinho”.

Luto Oficial
O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Pergentino de Vasconcellos. “A história de Colatina está diretamente ligada com a história do Dr. Pergentino de Vasconcellos. Sua luta pela educação, pela inclusão social, seu empreendedorismo e visão de futuro fizeram da nossa cidade uma referência para o Espírito Santo e para o Brasil. Um grande amigo e conselheiro que se vai, mas que deixa um legado inigualável para o município. Por isso, decretei luto oficial de três dias no município. À toda família Vasconcellos, os meus sentimentos”, destacou Balestrassi.

HOMENAGENS
Desde a confirmação do falecimento de Pergentino de Vasconcellos, diversas homenagens foram postadas nas redes sociais.

Nos deixou o seu legado
Alguns homens passam pelo mundo e deixam sua marca. Pergentino de Vasconcellos fez mais. Deixou a todos nós um legado, herança de uma vida dedicada à educação, ao cuidado e a suas três paixões: Ilaria, sua família e sua cidade querida Colatina. Sua união de 72 anos com Ilaria Rossi de Vasconcellos é um exemplo de parceria, companheirismo e afeto. Um amor que transbordou em filhos, netos e bisnetos. Um amor que não se prendeu em casa, se espalhou por toda uma cidade.

Pergentino quis guardar livros quando jovem, ser contador. Mas a ele não cabia reter para si nem os compêndios e tampouco o conhecimento. Sua necessidade de ver Colatina inserida entre as cidades com faculdades permite que hoje tenhamos um complexo de educação da pedagogia à medicina, do cuidado com a mente e o coração.

Ao fundar o UNESC, o Hospital Maternidade São José e a Casa do Menino de Colatina, Pergentino deu à região as ferramentas para atravessarmos os mais difíceis anos da história. Ao fim dessa jornada, concluída sua missão, ele nos deixa, aos 96 anos, presos à saudade e à gratidão.

Se hoje nos despedimos de um homem e de uma era, que sejamos fortes, bravos e valentes para abraçarmos seus ensinamentos e construirmos o futuro com as lições deixadas por ele”, escreveu Pergentino de Vasconcellos Jr.

Querido vovô Pergentino
Infelizmente, um dia chega a hora da despedida. E nesse momento, de repente, tentamos nos agarrar a todas as lembranças ao mesmo tempo. É aí que cai a ficha: as lembranças que temos do senhor estão todas ao nosso redor.

As memórias estão vivas nos nossos sorrisos e corações. Estão presentes nos abraços que damos nos amigos…

Nós temos a missão agora de ser o maior legado que o senhor deixa por aqui. Tenha certeza que vamos honrar cada linha da sua história, contando através de atitudes a poesia que o senhor recitou durante toda a vida.

Certa vez, você subiu a ladeira do Convento da Penha de joelhos para pagar uma promessa. E a promessa nem era sua, mas fez questão de honrá-la por um amigo. E essa atitude sempre disse muito sobre o ser humano incrível que se tornou: um homem de fé. Sempre colocando as pessoas em primeiro lugar, sempre doando tempo, sempre priorizando o bem-estar da família…

Você nos trouxe até o presente e, agora, nós vamos honrar tudo que aprendemos contigo e perpetuar toda a humanidade que o senhor deixou correndo nas nossas veias e batendo intensamente no nosso coração.

Vô Pergentino, obrigado por tudo!

Renzo Vasconcelos

Pesar
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento de Pergentino de Vasconcellos, fundador do Centro Universitário do ES (Unesc). Uma grande figura humana, empreendedor visionário e pioneiro da Educação Superior. Seu legado permanecerá vivo. Meus pêsames à família e amigos”, escreveu o Governador Renato Casagrande.


Ex-Presidente da Câmara de Colatina
A morte é uma certeza para todos, mas nenhum de nós está preparado para perdermos pessoas queridas.

Nos deixa hoje, 18 de novembro, o empresário, ex-vereador e figura ilustre em nossa cidade, o Dr. Pergentino de Vasconcellos.

Pergentino deixa um legado expressivo na área da educação, e não menos importante, também na política, o qual exerceu com louvor o papel de presidente da Câmara de Vereadores, entre os anos 1959 a 1961.

Vá em paz, Dr. Pergentino!

Jolimar Barbosa
Presidente da Câmara de Colatina


Diocese de Colatina
A Diocese de Colatina lamenta, com pesar, o falecimento do Dr. Pergentino de Vasconcellos, fundador do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), ocorrido nesta quinta-feira (18/11).

Nossas sinceras condolências à sua esposa, dona Ilaria Rossi de Vasconcellos, filhos e demais familiares e amigos.

Que o Senhor acolha este irmão em sua morada definitiva para o descanso eterno.


Irmãs Clarissas
As Irmãs Clarissas do Mosteiro Santissima Trindade expressa seu pesar com o falecimento de nosso querido benfeitor, Dr. Pergentino Vasconcelos, doador de todo o terreno onde está construindo nosso Mosteiro. À querida Dona Ilária, familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos e a certeza de nossas orações para que sejam confortados neste momento. Nosso abraço em forma de preces. Que o Senhor abençoe à todos! Paz e bem!


OAB-ES
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) recebeu, com imenso pesar, o falecimento do Dr. Pergentino de Vasconcellos, nesta quinta-feira (18/11).

Dr. Pergentino de Vasconcellos atuou como advogado militante e foi presidente da 1ª Subseção de Colatina (1989-1990). 

Nascido em 1925, Pergentino foi pioneiro da educação superior nas regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo. Há 56 anos, fundou a Casa do Menino de Colatina, há 54, o UNESC, e há 53, o Hospital Maternidade São José, em Colatina.

Pergentino deixa a esposa, Ilaria Rossi de Vasconcellos, com quem foi casado por 72 anos, e três filhos (um deles in memoriam), além de 10 netos e 16 bisnetos.

O velório será realizado na Arena Cultural do UNESC, com a saída do cortejo, às 16h30, para o sepultamento no cemitério de São Vicente, em Colatina, às 17h30.

A OAB-ES se solidariza com a sua família e amigos neste momento de tristeza e de profunda dor.









Deixe um comentário