Prefeitura de Colatina assina contrato de financiamento do Procidades nesta sexta-feira (05)

O Município investirá em uma estrutura de Informações geoespaciais, que são necessárias em atividades de planejamento, gestão de recursos, tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas
Prefeito Guerino Balestrassi. (Foto: Divulgação/PMC)

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Prefeitura Municipal de Colatina assinam, nesta sexta-feira (05), às 8:30h, o contrato de financiamento aprovado pelo Programa Bandes de Investimento nos municípios do Espírito Santo, o Procidades. Os recursos têm como objetivo a modernização, com implantação de um sistema de gestão integrada de dados geoespaciais.

As duas instituições formalizaram o contrato de financiamento em solenidade no auditório do Sest/Senat, em Colatina. O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destaca que o apoio a projetos de infraestrutura e modernização dos municípios compõem o conjunto de projetos estruturantes do banco.

“O financiamento aprovado contribuirá para que o município invista na modernização dos procedimentos relacionados às áreas de planejamento e gestão territorial. As novas diretrizes do Bandes preveem ações de fomento e financiamento aos municípios capixabas. A criação da linha de financiamento é uma das alternativas criadas para acelerar o desenvolvimento regional do Estado”, resume.

O Procidades faz parte dos produtos disponibilizados pelo Bandes para gestão pública municipal, ofertando crédito para que as prefeituras possam realizar melhorias nos serviços para população.

“A necessidade de acelerar o investimento em infraestrutura, como pavimentação de estradas, iluminação pública e saneamento, aliados à priorização dos recursos governamentais, vem contribuindo para que os municípios busquem alternativas para o desenvolvimento”, afirma Munir Abud de Oliveira.

Modernização da gestão financeira e tributária

O contrato assinado entre o município de Colatina e o Bandes garante o investimento de R$ 5 milhões em um projeto de modernização da arrecadação tributária, por meio de georreferenciamento. O projeto engloba serviços de tecnologias de informações geográficas que funcionem como ferramenta para a melhoria da gestão e o aumento da arrecadação tributária.

Com os recursos aprovados, Colatina investirá em uma estrutura de Informações geoespaciais, que são necessárias em atividades de planejamento, gestão de recursos, tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas.

O objetivo do projeto consiste em investir em um sistema de informação que integra dados diversificados para atender às necessidades de vários setores socioeconômicos, em uma determinada escala espacial. Com o investimento, o município pode dar agilidade ao processo de regularização fundiária e avançar por toda a cidade, além de conseguir melhorar a questão da eficiência tributária.

Procidades

O Bandes tem como um dos seus objetivos estratégicos ampliar os produtos e serviços oferecidos para os municípios do Espírito Santo. Para isso, o banco aposta no fortalecimento de seus produtos para o setor público e busca novas fontes que podem ser utilizadas pelos municípios.

As linhas de crédito do Procidades são direcionadas especificamente aos gestores públicos municipais que querem investir e modernizar a infraestrutura dos serviços oferecidos à população. O programa oferece financiamento às prefeituras para investimento em obras, compra de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos, por exemplo.

O Procidades é uma alternativa para as prefeituras manterem sua capacidade de investimento em serviços prestados à população. O programa faz parte da estratégia do Governo do Espírito Santo de garantir a manutenção da capacidade de investimentos dos municípios.

Deixe um comentário