Cidimar Andreatta é homenageado na Assembleia Legislativa do ES

O Secretário de Educação de Colatina recebeu a Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco
O Deputado Bruno Lamas, o Secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo, o homenageado Cidimar Andreatta, Cilezia Andreatta e o Deputado Dary Pagung. (Foto: Aldo Aldesco/ALES)

O Secretário Municipal de Educação de Colatina, Cidimar Andreatta, foi homenageado durante Sessão Solene alusiva ao Dia do Professor, realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo na noite desta terça-feira (19) no Plenário Dirceu Cardoso.

O professor foi condecorado com a Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco.

Cidimar Andreatta é Doutor e Mestre em Ensino de Matemática. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Educação Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal de Educação de Colatina.

A medalha foi entregue pelos deputados estaduais Dary Pagung (Líder do Governo) e Bruno Lamas (Presidente da Comissão de Educação).

Comemoração e desafios
O tom dos que fizeram uso da palavra foi em sua maioria de elogios à educação praticada no estado, com as ressalvas sobre os baixos salários, os desafios trazidos pela pandemia e a volta às aulas presenciais. 

Para ilustrar a importância do educador, Bruno Lamas disse que, no Japão, o único cidadão que está dispensado de se curvar diante do imperador é o professor. Deu exemplos de recuperação da Coreia do Sul e também do Japão graças ao desenvolvimento na área de educação. Ainda criticou o pouco reconhecimento que se dá à educação no país. 

A vice-governadora Jacqueline Moraes também ressaltou a importância da educação e do professor e, como exemplo, contou que, quando criança, uma professora lhe disse que ela poderia alcançar o que quisesse. “A voz do professor na vida de um aluno muda a sua história”, pontuou.

Qualidade da educação
O Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou que a valorização do professor é um processo e disse que concorda que o educador não é recompensado financeiramente. Destacou que a valorização dos professores, para ele, não é apenas financeira e que é preciso valorizar também o seu papel social. 

Para o Secretário, o professor busca ser uma ponte para traduzir o mundo para o aluno. “Como é bonito ver que a pessoa entende aquilo que você ensina. Para quem trabalha com alfabetização, isso é maravilhoso”, afirmou. 

O Secretário de Estado da Educação de Mato Grosso, Alan Porto, explicou que os salários dos professores em seu estado estão entre os melhores do país, mas a qualidade da educação está entre os piores. Por isso, ele visitou o estado do Espírito Santo para conhecer o ensino capixaba, que ele considera de qualidade. 

Deixe um comentário