IFES abre inscrições para processo seletivo de cursos técnicos

Para Colatina estão sendo ofertadas 496 vagas. Ao todo, são 4.182 vagas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
IFES Campus Colatina. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso em cursos técnicos do Ifes no primeiro semestre letivo de 2022. Para Colatina (Campus Colatina e Campus Itapina) estão sendo ofertadas 496 vagas. Ao todo, são 4.182 vagas em cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, e da educação de jovens e adultos (Proeja). As inscrições serão feitas por meio de sistema on-line, até 2 de novembro.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, os campi do Ifes farão agendamento, seguindo todos os protocolos de biossegurança, de acordo com os horários descritos nos dois editais (PS 73/2021 – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e PS 74/2021 – Cursos Técnicos Concomitantes, Subsequentes e Proeja).

Até o dia 22 de outubro, os candidatos poderão pedir a isenção da taxa de inscrição. A taxa é de R$ 50 para os candidatos a cursos integrados, concomitantes e subsequentes; não há cobrança para concorrer às vagas do Proeja. Têm direito à isenção os estudantes que fizeram as duas últimas séries do ensino fundamental em escola pública ou em escola particular como bolsista (bolsa integral) em função de carência socioeconômica. Ou ainda aqueles que fizeram curso equivalente na rede pública de ensino.

O pedido de isenção também será feito via sistema on-line. O candidato deve ficar atento ao resultado para quitar a taxa caso não seja isento e garantir sua participação na seleção.

Análise de histórico escolar
Conforme realizado no último processo seletivo para cursos integrados, será feita a análise de histórico escolar. Os cursos integrados são aqueles oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) no ato do requerimento da matrícula. Neles, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em um único curso, com o currículo integrado e interdependente. Não é possível separar a formação técnica da formação do ensino médio regular.

A análise do histórico vai considerar as notas finais de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º, 7º e 8º anos. O sistema fará a média ponderada das notas e classificará os candidatos.O estudante deve ficar atento à necessidade de conversão das notas para a escala de 0,00 a 100,00, caso já não estejam nesse formato, de acordo com as orientações do edital. Além disso, é preciso estar com a documentação exigida para comprovação das notas, que deverá ser anexada por meio do sistema na hora da inscrição.

Sorteio
Já para os cursos técnicos concomitantes, subsequentes e Proeja, será realizado sorteio eletrônico. Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o ensino técnico no Ifes (o requisito da série em que deve estar consta no edital). Os subsequentes são os ofertados a quem já concluiu o ensino médio. Já o Proeja é voltado a quem tem 18 anos ou mais e não concluiu o ensino médio (o estudante fará tanto o ensino médio como o técnico no Ifes).

O sorteio para essas vagas será executado por meio de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. Será feito um sorteio por curso e por campus. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line posteriormente.

A classificação dos estudantes seguirá a ordem do sorteio, e todos os que estiverem listados dentro do limite de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais ficarão já ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes.

Ações afirmativas (cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

Os que concorrerem às vagas de pessoa com deficiência deverão anexar laudo médico ao sistema de inscrição, com atenção para o pedido nos editais. Os estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou outras etnias passarão por uma comissão verificadora da autodeclaração.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Acesse a página do PS Técnicos 2022/1.

Acesse as Perguntas Frequentes sobre o PS Técnicos 2022/1.

Confira as vagas ofertadas para Colatina e região:

CAMPUS COLATINA:
Manutenção e Suporte em Informática (concomitante) – 32 vagas
Edificações (concomitante) – 32 vagas
Segurança do Trabalho (concomitante) – 32 vagas
Administração (integrado) – 36 vagas
Edificações (integrado) – 36 vagas
Informática para Internet (integrado) – 36 vagas
Meio Ambiente (integrado) – 36 vagas 

CAMPUS ITAPINA:
Agropecuária (subsequente) – 40 vagas
Agropecuária (integrado) – 120 vagas
Alimentos (integrado) – 36 vagas
Zootecnia (integrado) – 60 vagas 

CAMPUS ARACRUZ:
Mecânica (concomitante) – 40 vagas
Mecânica (integrado) – 40 vagas
Química (integrado) – 80 vagas

CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO:
Administração (concomitante) – 40 vagas
Agricultura (integrado) – 40 vagas
Administração (integrado) – 40 vagas

CAMPUS LINHARES:
Administração (concomitante) – 36 vagas
Automação Industrial (concomitante) – 36 vagas
Administração (integrado) – 72 vagas
Automação Industrial (integrado) – 72 vagas
Meio Ambiente (integrado) – 36 vagas 

CAMPUS MONTANHA:
Administração (integrado) – 75 vagas
Agropecuária (integrado) – 65 vagas

CAMPUS NOVA VENÉCIA:
Edificações (concomitante) – 40 vagas
Edificações (integrado) – 72 vagas
Mineração (integrado) – 32 vagas 

CAMPUS SANTA TERESA:
Agroindústria (Proeja) – 32 vagas
Agropecuária (integrado) – 120 vagas
Informática para Internet (integrado) – 40 vagas
Meio Ambiente (integrado) – 40 vagas 

CAMPUS SÃO MATEUS:
Eletrotécnica (concomitante) – 32 vagas
Mecânica (concomitante) – 32 vagas
Eletrotécnica (integrado) – 32 vagas
Mecânica (integrado) – 32 vagas 

Deixe um comentário