1º Congresso de Oncologia é realizado em Colatina

O evento foi promovido pela Associação Amigas para o bem viver, com o apoio da Prefeitura de Colatina
Centenas de pessoas participaram do 1º Congresso Colatinense de Oncologia. (Foto: Divulgação/Amigas para o bem viver)

Aconteceu na noite da última quinta-feira (14) no Teatro Marista, o 1º Congresso Colatinense de Oncologia, promovido pela Associação Amigas para o bem viver, com o apoio da Prefeitura de Colatina.

Os debates mediados pela Presidente da Associação Amigas para o bem viver, Raquel Avelino Passamani foram divididos em quatro blocos. Na abertura, a Associação apresentou o panorama do câncer em Colatina, destacando os avanços obtidos no Sistema Único de Saúde ao longo da última década e os desafios para o futuro, como a realização de radioterapia no município.

O Chefe do Serviço Oncológico do Hospital e Maternidade São José, Dr. Leonardo Lobato, abordou a importância da prevenção, para o paciente oncológico e também para o não paciente oncológico. O Hospital São José é referência em oncologia para toda a região noroeste e norte do Estado.

Os direitos do paciente oncológico foram apresentados pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espirito Santo, Dr. Marcelo Volpato.

No último bloco, a Dra. Thanana Campos Boscaglia, especialista em Terapia Craniosacral, falou sobre medicina integrativa e como as terapias auxiliam no tratamento oncológico.

O 1º Congresso Colatinense de Oncologia faz parte da programação do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Durante todo o mês de outubro, diversas ações estão sendo desenvolvidas no município, objetivando a conscientização e o diagnóstico precoce.

Deixe um comentário