1º Congresso de Oncologia é realizado em Colatina

O evento foi promovido pela Associação Amigas para o bem viver, com o apoio da Prefeitura de Colatina
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Centenas de pessoas participaram do 1º Congresso Colatinense de Oncologia. (Foto: Divulgação/Amigas para o bem viver)

Aconteceu na noite da última quinta-feira (14) no Teatro Marista, o 1º Congresso Colatinense de Oncologia, promovido pela Associação Amigas para o bem viver, com o apoio da Prefeitura de Colatina.

Os debates mediados pela Presidente da Associação Amigas para o bem viver, Raquel Avelino Passamani foram divididos em quatro blocos. Na abertura, a Associação apresentou o panorama do câncer em Colatina, destacando os avanços obtidos no Sistema Único de Saúde ao longo da última década e os desafios para o futuro, como a realização de radioterapia no município.

O Chefe do Serviço Oncológico do Hospital e Maternidade São José, Dr. Leonardo Lobato, abordou a importância da prevenção, para o paciente oncológico e também para o não paciente oncológico. O Hospital São José é referência em oncologia para toda a região noroeste e norte do Estado.

Os direitos do paciente oncológico foram apresentados pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espirito Santo, Dr. Marcelo Volpato.

No último bloco, a Dra. Thanana Campos Boscaglia, especialista em Terapia Craniosacral, falou sobre medicina integrativa e como as terapias auxiliam no tratamento oncológico.

O 1º Congresso Colatinense de Oncologia faz parte da programação do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Durante todo o mês de outubro, diversas ações estão sendo desenvolvidas no município, objetivando a conscientização e o diagnóstico precoce.

Deixe um comentário