Poupatempo reabre oito unidades em SP para alguns serviços

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Oito postos do Poupatempo irão reabrir para atendimento presencial, nesta quarta-feira (19). Sé (centro da capital paulista) e Itaquera (zona leste), São Bernardo do Campo, Mauá e Mogi das Cruzes (na Grande São Paulo), Santos e Guarujá (Baixada Santista) e Bauru (329 km de SP) são as unidades que voltam a receber público. O agendamento começa nesta terça-feira (18), pelo site da instituição. Também nesta terça (18), o Poupatempo promove o segundo dia de mutirão para retirada de RG nas unidades da Sé e Itaquera. Ele é exclusivo para solicitações de carteira de identidade e a expectativa é que sejam atendidas cerca de 3 mil pessoas. Na retomada das atividades presenciais nas oito unidades serão priorizados os serviços que exigem atendimento presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. Os demais continuam mantidos de forma remota. Atualmente, 70% dos atendimentos oferecidos pelo Detran-SP e 50% dos prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Embora as unidades do Detran sigam fechadas por causa da pandemia de Covid-19, o órgão de trânsito paulista passou a oferecer atendimentos presenciais em clínicas terceirizadas, como aos usuários que tiveram suas CNHs (carteiras de habilitação) vencidas antes de 19 de março e precisam realizar exames para renovar o documento. Mas estes serviços ainda não são obrigatórios. Quem teve a habilitação vencida após esta data, na época em que começou a quarentena, ainda não precisa se preocupar com a renovação, que segue suspensa e sem data para retornar. Mas se quiser, pode procurar uma das clínicas credenciadas, mesmo não sendo obrigatório, por enquanto. Entre os serviços presenciais já oferecidos estão exames médicos, psicotécnicos e psicológicos. Para isso, os motoristas precisam antes de comparecer aos locais agendar o atendimento por meio de um aplicativo ou do próprio site do órgão. Aulas de direção práticas e teóricas, além das provas práticas, também foram retomadas, respeitando alguns protocolos sanitários específicos do setor para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Por outro lado, a quarentena fez o Detran acelerar os atendimentos não presenciais, ampliando em 48% as opções de serviços que podem ser feitos pela internet –são cerca de 60. Pelo site do órgão de trânsito, o motorista pode solicitar o licenciamento de veículos ou o registro dos zero-quilômetro, ou fazer pesquisa de restrição de compra e venda e informações sobre comunicação de venda. O licenciamento anual, aliás, continua sendo um procedimento obrigatório, cuja falta gera infração prevista no artigo 230 do Código de Trânsito. Com a pandemia, passou a ser feito online e, segundo a assessoria de imprensa do órgão, seguirá dessa forma mesmo depois. Com o número do Renavam, após pagar os débitos vinculados ao veículo e a taxa do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) fica disponível para download e impressão no portal do Detran e no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) do governo federal. Mas nem tudo pode ser feito pela internet. O proprietário precisa levar o veículo para vistoria em uma empresa credenciada, no caso de transferência, ou para emplacamento. E em alguns casos é preciso esperar. As multas de trânsito, por exemplo, não estão sendo enviadas para o endereço do motorista e, por isso, não é possível recorrer. Ernesto Mascellani Neto, presidente do Detran, afirma que a tendência é que cada vez mais os serviços sejam feitos pela internet. “Isso [atendimento online] é irreversível. Quem não quer resolver do sofá de casa suas questões [ligadas ao Detran]? Alguns processos trazem mais comodidade, conforto ao cidadão e eficiência no atendimento.”, afirma. Ele estima que, após o fim da pandemia, os atendimentos presenciais caiam até 70% no Detran e ocorram nos locais estritamente serviços que precisem ser feitos pessoalmente, como as coletas de biometria. A digitalização dos serviços já era um plano do órgão. O processo somente “foi capitalizado” por conta do coronavírus, que exigiu uma adaptação em tempo recorde para se adequar à demanda, segundo Ernesto. “Emplacamento, renovação de CNH, só tirando ir ao médico, quase tudo que precisava fazer presencialmente, não precisa mais”.

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