Uso de máscara não é mais obrigatório em locais abertos em 77 municípios do ES

O novo Mapa de Risco tem 12 municípios em risco muito baixo, 65 em risco baixo e apenas Cachoeiro de Itapemirim em risco moderado
Uso de mascara não é mais obrigatório em locais abertos a partir desta segunda-feira (14).

O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na última sexta-feira (11), a atualização das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em decorrência da queda dos indicadores da doença, Casagrande anunciou o retorno da classificação de Risco Muito Baixo, a partir da próxima semana.

O novo Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (14) até o próximo domingo (20) tem duas microrregiões (Sudoeste Serrana e Central Serrana) com 12 municípios classificadas, de forma definitiva, como Risco Muito Baixo. Outros 65 municípios estão em Risco Baixo e apenas a cidade de Cachoeiro de Itapemirim aparece como Risco Moderado. Não há municípios classificados em Risco Alto.

Não haverá obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos nos municípios em Risco Baixo, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19, sendo mantida a exigência somente em locais fechados. A exigência do uso de máscaras segue nos municípios classificados em Risco Moderado.

Nas microrregiões classificadas em Risco Muito Baixo, o uso da máscara é apenas recomendado, sendo obrigatório apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.

“Desde o início da pandemia, temos nos orientado com base nas evidências científicas e em critérios técnicos, de forma bem objetiva, mesmo sofrendo pressões políticas e de grupos da sociedade. Quem governa precisa tomar decisões, que nem sempre são simpáticas, mas que são necessárias. Além da minha fé em Deus, me orientei também por essas evidências científicas e a opinião de especialistas de dentro e fora do Governo. Nesses mais de dois anos de enfrentamento, sou muito grato a todos que nos ajudaram nesse trabalho de salvar vidas. Agradeço a todos os capixabas e que a gente possa continuar dando passos adiante”, disse Casagrande, durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.

De acordo com a Portaria da Secretaria da Saúde (SESA), serão classificadas em Risco Muito Baixo as microrregiões que alcançarem 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

Confira a situação de cada região e de cada município:

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Cachoeiro de Itapemirim.

Deixe um comentário