Colatina aposta em inovação para apoiar novos empreendimentos na cidade

O 1º Encontro pela Inovação de Colatina reunião autoridades, lideranças, pesquisadores, empresários e hubs de tecnologia
O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi encerrou o evento. (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou na noite desta terça-feira (15), o 1º Encontro pela Inovação de Colatina (Épico), um evento que reuniu lideranças, pesquisadores, empresários e hubs de tecnologia a fim de sensibilizar todos os atores importantes nas cadeias produtivas pautadas pela inovação.

Com palestras, apresentação de cases e mesa-redonda, o evento abordou economia criativa, geração de emprego e renda, empreendedorismo, startups, e, principalmente, o papel central das políticas públicas para apoiar novos negócios e estimular práticas inovadoras em diversos setores produtivos da economia.

Entre os bate-papos, foram apresentadas novas linhas de investimentos, que vão trazer recursos para quem desenvolver ideias inovadoras e apoio para criação de novos empreendimentos. Entre eles, o Programa Centelha II, que está com inscrições abertas, e o Findes.Lab edição Colatina, que vai financiar oito projetos no município e será lançado ainda este ano.

O prefeito de Colatina Guerino Baletrassi comentou sobre a implantação de uma ambiência de negócios, voltada para a inovação em Colatina. “O momento é de unir as inteligências em prol de uma cidade com visão de futuro. E a nossa gestão em Colatina vai proporcionar isso. Vamos criar o ambiente perfeito para que os empresários, o comércio, estudantes, professores, as escolas, os agentes públicos e o legislativo municipal possam trabalhar em conjunto para criar as oportunidades de novos negócios, startups, laboratórios de criação e que isso possa efetivamente gerar emprego e renda. Queremos fazer de Colatina um exemplo de cidade moderna, inovadora e conectada com as novas tendências da economia criativa”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário da Secti, José Antônio Bof Buffon, o Épico é um evento que visa a sensibilização para a inovação através de encontros com palestras e mesa redonda para a discussão e promoção das mais diversas iniciativas pró-inovação, oportunizando conhecimento e conexão entre os agentes do ecossistema de inovação de Colatina.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito de Colatina Guerino Baletrassi; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação José Antônio Bof Buffon; a Diretora Executiva da Fapes Cristina Engel; a Gerente de Inovação no Sistema Findes Naiara Galliani; o Gerente do Sebrae Luiz Felipe Sardinha; a Gerente Regional do Sebrae Carla Bortolozzo; o Professor do Ifes Colatina Ronis Faria, o administrador do Grupo GB Customização Marco Britto; o Diretor de Inovação da Soma Urbanismo Flávio Aguilar, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Centelha 2
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito (Fapes) Cristina Engel apresentou as principais instituições de fomento à pesquisa no ES. Cristina também explicou sobre o programa Centelha no ES, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://programacentelha.com.br/

Findes.Lab
Já a gerente de inovação do Findes.Lab, Naiara Galliani, comentou sobre o Findes.Lab, a casa de inovação no ES e todas as etapas de desenvolvimento e incubação de projetos.

A gerente também apresentou o Findes.Lab edição Colatina, que vai financiar oito projetos no município e será lançado ainda este ano, estimulando a competitividade e soluções para a cidade voltadas para inovação.

Case de sucesso
O diretor de Inovação da Soma Urbanismo, Flávio Aguilar, destacou a jornada do desenvolvimento de um hub de inovação no ramo da construção civil, e também o nascimento da Base27, que surgiu da necessidade de criar um espaço diferenciado e propício para que as inovações ocorram no ES.

Mesa redonda
O evento também contou com mesa redonda com participação do   administrador do Grupo GB Customização Marco Britto e do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ronis Faria.

Deixe um comentário