Balestrassi anuncia pacote de ações e obras para a proteção e o bem estar animal

Entre as ações está a reforma do Centro de Controle de Zoonoses e a construção do Centro Municipal de Bem Estar Animal
A cachorrinha Scarlett “assinou” o documento, deixando a marca da sua patinha. (Foto: Divulgação/PMC)

A noite de ontem (08) ficará marcada na história de Colatina e na vida dos protetores dos animais.

Em solenidade marcada pela emoção, realizada no auditório do Senac, a Prefeitura de Colatina, através das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, foram anunciadas diversas ações e obras voltadas a proteção e ao bem estar animal.

O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, juntamente com secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Civil, da OAB e das organizações não governamentais de proteção animal assinaram o Termo de Cooperação para o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Colatina.

Para simbolizar esse momento histórico, a cachorrinha Scarlett “assinou” o documento, deixando a marca da sua patinha no Termo de Cooperação que marca a implantação da primeira política pública voltada aos animais.

Na primeira etapa do Programa serão castrados 300 animais, entre cães e gatos, que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e animais que estão nos abrigos sob a tutela das entidades de proteção animal.  O Programa será permanente. O termo de referência e o plano de ação serão elaborados com a participação dos protetores de animais, onde serão definidos os critérios técnicos e legais para as castrações.

Os recursos para custear a primeira etapa do Programa são oriundos da devolução do montante de R$ 145.000,00 da Câmara Municipal de Colatina ao Poder Executivo.

Durante a solenidade também foi apresentado pela Secretaria Municipal de Obras o projeto de revitalização e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses de Colatina (CCZ), e o projeto de construção do Centro Municipal de Bem-Estar Animal.

O orçamento total é de aproximadamente R$ 1,5 milhão e a previsão é de 10 meses de execução das obras, a partir da assinatura da Ordem de Serviço. Os projetos estão em fase final de aprovação e serão licitados.

Também foi anunciada a criação de um espaço exclusivo para convivência de animais domésticos, na área verde da Avenida Senador Moacyr Dalla (beira rio).


Visivelmente emocionado, o Prefeito Guerino Balestrassi falou sobre o compromisso da gestão municipal com a defesa, proteção e o bem estar animal. “As ações e obras que estamos anunciando nesta noite, vão transformar Colatina em referência nacional na proteção e no bem estar animal. Não estamos lançando ações isoladas, mas um conjunto de programas permanentes. Nossos agradecimentos a todos os protetores dos animais pelo grande trabalho realizado”, disse Balestrassi.


Participaram da solenidade o Prefeito de Colatina Guerino Balestrassi, o Presidente da Câmara Municipal Jolimar Barbosa, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Edvaldo Vieira, o Secretário de Obras João Paulo Calixto, o Secretário de Recursos Humanos, representando a Secretaria de Saúde Michel Barth, a Diretora de engenharia do Sanear Simone Kuster Mitre, a Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Emmily Radiniz Sala, o Delegado da Polícia Civil Ricardo de Oliveira Barbosa, representantes da Confraria dos Cães e Gatos, Abrigos das Patinhas e da SOS Animais, além de outras autoridades.

Deixe um comentário