SESA orienta realização de testes para todos os passageiros que chegam ao Estado vindos do exterior

A orientação é válida para quem chegou do exterior nos últimos 14 dias, independentemente de ter sintomas ou não
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Todas as pessoas que chegam ao Estado vindos do exterior devem ser testados. (Foto: Divulgação/SESA)

Em virtude do cenário mundial de confirmações de casos da Covid-19 pela nova variante Ômicron, recentemente descoberta na África do Sul, a Secretaria da Saúde (Sesa) passa a orientar, a partir desta segunda-feira (29), a realização de testagem a todos os capixabas que chegaram ao Estado vindos do exterior.

A orientação, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, é válida para a população que chegou do exterior nos últimos 14 dias, independentemente de ter sintomas ou não.

“A partir desta segunda-feira orientamos que todos os viajantes vindos do exterior, independentemente de sintomas, realizem a coleta de RT-PCR ainda no Aeroporto de Vitória. Estamos enfrentando uma nova variante com condições diferentes das que tivemos no início da pandemia e no surgimento da Delta. Vacinar, testar e manter o uso das máscaras por mais tempo é fundamental”, informou o secretário, Nésio Fernandes.

A medida visa a ampliar a vigilância contra a doença e a nova cepa, Ômicron, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – termologia usada para descrever as variações do Coronavírus que oferecem mais risco à saúde pública. No Estado, até o momento, já foram detectadas as seguintes linhagens do SARS-COV-2 (Covid-19): B.1.1.143 / B.1.1.28 / B.1.1.33 / B.1.1.7 (Alfa) / B.1.167-2 (Delta) / B.40 / P.1 (Gama) / P.1.7 / P.2.

Fernandes destacou que a população pode procurar os pontos de testagens disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios capixabas, e informou também que todos os resultados positivos serão encaminhados à Ficoruz para serem sequenciados, a fim de estabelecer a vigilância genômica na descoberta da variante. A orientação será publicada nos próximos dias como Nota Técnica.

No Espírito Santo, os passageiros que desembarcam pelo Aeroporto de Vitória ou pela Rodoviária da Capital podem procurar o ponto de testagem disponibilizado pelo Governo do Estado, em ambos os locais. Além disso, há mais de 50 pontos de testagens por RT-PCR disponíveis para agendamento on-line por meio do https://agendamento.saude.es.gov.br/, além de pontos de testagem de antígeno nos terminais de Jardim América (Cariacica), Laranjeiras (Serra) e de Itaparica (Vila Velha).

Deixe um comentário