Forte temporal atingiu Colatina na madrugada deste domingo (7)

As fortes pancadas de chuvas vieram acompanhadas de vento, trovoadas e muitos raios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Um bueiro localizado na Rua Adwalter Ribeiro Soares, no centro de Colatina transbordou. (Foto: Reprodução)

Um forte temporal atingiu Colatina pouco depois das 3h da madrugada deste domingo (7) e assustou os moradores. As fortes pancadas de chuvas vieram acompanhadas de vento, trovoadas e muitos raios.

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mudou completamente o tempo em Colatina. O sábado começou com tempo aberto e muito calor.


Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 48 mm em Colatina em um intervalo de apenas meia hora.

Procurada a Prefeitura de Colatina informou que equipes da Defesa Civil Municipal, do Sanear, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Habitação estão a postos, desde a madrugada, trabalhando nas ocorrências registradas. Até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município. Nenhuma pessoa ficou ferida. Todas as ocorrências registradas até o momento são de danos materiais.

Ocorrências

Diversas ruas no centro de Colatina ficaram alagadas durante as fortes chuvas e bueiros transbordaram, tamanho o volume de água.

No bairro Nossa Senhora da Penha um telhado de zinco se desprendeu de uma casa e foi parar na cobertura da edificação vizinha, sem qualquer dano estrutural do imóvel.

Já no bairro São Vicente, um muro desabou. O terreno estava bastante saturado e o muro colapsou. Não houve necessidade de interdição. O proprietário foi orientado sobre os procedimentos para a reconstrução do muro.


Outra ocorrência registrada pela Defesa Civil foi a queda de um outdoor de propaganda no bairro São Silvano, além de árvores e galhos caídos em vias públicas, na zona rural e nas estradas que cortam o município.

As equipes do SANEAR estão nas ruas realizando a limpeza com a varrição e com uso de carro pipa, desentupindo bueiros e retirando terra e entulhos que se acumularam nas redes de drenagem.

Plantão
A Defesa Civil Municipal continua de prontidão para qualquer emergência, através do telefone (27) 99883-0305.

Mais chuva
Nas próximas 24 horas, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Colatina pode ser novamente local de ocorrência de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento. Pontualmente os volumes acumulados de chuva também podem ser expressivos.

Deixe um comentário